VII Simpósio Nacional de Geografia da Saúde PDF Imprimir E-mail
Escrito por Everaldo Batista da Costa
Ter, 13 de Outubro de 2015 17:43

Entre os dias 22 e 25 de Setembro, a Universidade de Brasília teve a honra de sediar a sétima edição do Simpósio Nacional de Geografia da Saúde (concomitante ao IV Fórum Internacional de Geografia da Saúde).

Responsável pela organização geral do evento, a Professora do Departamento de Geografia da UnB, Helen Gurgel, trouxe ao GEA a possibilidade de uma efetiva tomada de conhecimento sobre o círculo de profissionais investigadores das múltiplas formas de intersecção dos temas espaço e saúde.

Mais de duzentos profissionais estiveram aqui presentes; assistindo a conferências, mesas-redondas, oficinas e sessões de comunicação oral e pôster. A instituição ficou ainda mais prestigiada com a vinda de comunicadores de diversas instituições e nacionalidades: latino-americanos, africanos e europeus.

Cabe mencionar a participação de representantes da Embaixada da França, do IRD (Institut de Recherche pour le Développement), da UGI (International Geographical Union), do Ministério da Saúde e da Fiocruz – fato que ensejou um muito instigante (e ecumênico) encontro de cientistas e gestores. Intercâmbios e mútuos estímulos ventilados em vários idiomas.

O Departamento congratula toda a coragem e esforço empenhados pela Professora Helen, e faz votos para que esse tão fértil e importante campo de atuação (que, está claro, denota uma “interface geográfica” saúde–meio ambiente) encontre solo fecundo nesta Unidade e forme, a partir dela, outros jovens pesquisadores.

Última atualização em Ter, 13 de Outubro de 2015 17:51